Do macro ao micro:
retratos do Liceu
na cidade de São Paulo
Não se pode entender a complexidade da formação de São Paulo sem reconhecer a valiosa contribuição do Liceu de Artes e Ofícios. Além de viabilizar tecnologicamente a construção do patrimônio arquitetônico e artístico da metrópole, o Liceu carrega em seu DNA princípios fundamentais: instruir, capacitar e compartilhar conhecimento.
Fundado em 1873, o Liceu sempre teve a missão de instruir, capacitar e compartilhar conhecimento. A exposição Em Escalas – Do Macro ao Micro: retratos do Liceu na cidade de São Paulo celebra 150 anos de transformação e impacto na cidade.
A exposição apresenta, através de escalas, a magnificência dos componentes artísticos do Liceu, muitas vezes despercebidos no dia a dia. Explore espaços e ambientes inacessíveis ao público comum, erguidos pela excelência dos mestres do Liceu.
Como parte das comemorações dos 150 anos, foi lançado o livro “Liceu 150 Anos – Missão Excelência”. Essa obra, fruto de detalhada pesquisa acadêmica, revela a contribuição do Liceu para a transformação de São Paulo em uma metrópole pujante.
A pesquisa que deu origem ao livro foi focada na imagem. Os fotógrafos Leonardo Finotti e Nelson Kon, reconhecidos pelo registro de obras arquitetônicas mundo afora, clicaram detalhes que vão do micro ao macro, exaltando a excelência dos ofícios do Liceu.
Com curadoria de Gustavo Curcio e cocuradoria de Fernanda Carvalho, a exposição ressalta a relação dos visitantes com os elementos produzidos pelos mestres do Liceu. Você vai conhecer detalhes escondidos em edifícios icônicos e apreciar a grandeza dos artefatos de marcenaria, serralheria, gesso e artísticos.
O Liceu sempre prezou a educação acessível e de excelência. Essa exposição torna público o acesso a registros fotográficos de edifícios e monumentos históricos, revelando detalhes desconhecidos da cidade de São Paulo.
Os tradicionais monóculos vintage com fotos 2 cm x 2 cm ganham protagonismo num túnel do tempo que revela, cronologicamente, detalhes da construção dos 20 edifícios retratados na exposição. Após percorrer a exposição, o visitante terá a chance de contemplar a 20ª das obras, o próprio CCLAO, que abriga a exposição “Em Escalas”. Um conjunto de binóculos ajudará a desvendar detalhes das treliças metálicas e dos tijolos históricos utilizados pelo arquiteto Ricardo Julião na remodelação do centro.
Cada uma das obras abaixo gentilmente concordou em ceder seus espaços para os registros fotográficos e a composição do documento histórico publicado.
A exposição trará, ainda, o lançamento da versão digital de “Liceu 150 Anos – Missão Excelência”, em formato e-book. Interativa, gratuita e acessível por meio de audiobook, a publicação poderá ser acessada remotamente pelos interessados em conhecer mais detalhes das 20 obras retratadas.
Sobre os curadores
Arquiteto e doutor em Design e Arquitetura, Gustavo Curcio possui vasta experiência em programação visual, direção de arte e pesquisa acadêmica na FAU-USP.
Mestre em Ciências pela FAU-USP, Fernanda Carvalho tem ampla experiência em História da Arte e é responsável pelo acervo histórico do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Exposição “Em Escala”
Abertura: 24 de agosto de 2024, sábado, das 13h às 17h
Visitação: até o dia 25 de janeiro de 2025
Terça a sábado | 12h30 às 17h (entrada gratuita)
Domingo (para grupos previamente agendados)
Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Rua da Cantareira, 1351, Luz, São Paulo – SP
Do macro ao micro:
retratos do Liceu
na cidade de São Paulo